segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A Estrategista - Parte 14

- Rei Icarus! Tenho uma proposta para lhe fazer! - exclamou Nicolas, deixando o povo surpreso e curioso.
- O que quer, Nicolas?- arfou Icarus, derrotado - O que mais quer tirar de mim?
- Faz mal juízo de mim, rei de Getsêny. Sou um homem bom, dotado da virtude da sabedoria e do bom proceder. - escarneceu Nicolas - Tenho pena da fraqueza de sua filha, Micaili, que sucumbiu ao vinho, e tenho pena da humilhação de sua família...
- Diga logo o que quer e vá embora! - gritou Icarus.
- Nos estatutos das leis de Getsêny conheço bem o fato de que está escrito que , quando uma moça é desonrada por vontade, só há uma forma de sua honra ser devolvida perante a família. Que ela se case com o homem que a desvirtuou, correto?
- Onde quer chegar? - perguntou Icarus, perturbado.
- Salvarei tua honra, rei Icarus. Me caso com tua filha Micaili! - exclamou Nicolas, alto e claro.

Os murmúrios de surpresa fervilharam. Os olhos do oficial Armandis arderam em ódio. Icarus ficou paralisado. Nioki, ajoelhada, se levantou lentamente fitando Nicolas boqui-aberta. Micaili, no chão, virou o rosto em pânico para Nicolas.
- Conheci teu pai, e conheço a ti. Os mytrienses não dão ponto sem nó. Jamais faria isso por bondade. O que você quer, na verdade? Chega de joguinhos, Nicolas! - falou Icarus, imperiosamente.
- Caso com Micaili, salvo tua honra... se... me entregares a região Norte! - falou Nicolas, enfim.

Os murmúrios entre o povo aumentaram em reprovação e blasfêmias odiosas. O rosto perturbado de Icarus se contorceu em um riso dolorido. O rosto de Nioki se fechou numa expressão de ódio. Ficou clara a real situação diante de todos.
- Mas é óbvio! Como não percebi antes! É tudo um plano... perfeito. Você é patético Nicolas! Patético! - gritou Icarus.
- Um plano? Observe bem, Icarus. Tua filha não fez nenhuma objeção contra minhas acusações. Se fosse um plano, ela estaria participando dele. - falou Nicolas.

Todos sabiam, naquele momento, que Nicolas tramara contra Icarus. Mas ninguém conseguia achar falhas no plano de Nicolas. Não havia como argumentar, nem como salvar Micaili diante de tantas testemunhas. Tudo apontava que ela estava desonrada. Não havia saída.

Icarus olhou, torturado, mais uma vez para sua amada filha, humilhada ajoelhada no chão, os olhos assustados e em pânico. Se ele não aceitasse a proposta de Nicolas, seria obrigado a banir Micaili, visto que ela tinha sido exposta dessa maneira. Não havia como salvá-la. Ele não podia fazer nada, a não ser tomar a única atitude que seria o melhor destino para Micaili.

- Eu te amo, filha minha. - disse Icarus, passando fraternalmente a mão na cabeça de Micaili. - A ti, digo o seguinte... - disse Icarus, agora se voltando para Nicolas - Ao amanhecer, a região do Norte pertencerá a Mytrias. Temos um novo pacto! Casa com Micaili e toma posse da tua terra! Mas apenas terás a região Norte. Não existe paz entre Mytrias e Getsêny. Agora, mais do que nunca, serão inimigas em ódio extremo. Se nos encontrarmos em uma batalha futura, será vida ou morte.

O povo esbravejou em sua ira. O exército de Mytrias ficou rígido em volta de Nicolas, para que ninguém o ferisse. Os olhos de Micaili se arregalaram mais ainda. Nioki olhou para Icarus, depois para Micaili. Ela também sabia que essa era a única saída. Deixou o choro tomar conta de si e correu para dentro do palácio. Armandis observava sem acreditar no que ouvira.

A terra que tanto lutaram para proteger, sua maior fonte de riqueza, agora era dada de mão beijada para Mytrias. Micaili não podia aguentar aquilo:
- Prefiro morrer, meu pai! Por favor, faça qualquer coisa comigo, mas não dê a Nicolas o que ele quer!!! - implorou Micaili.

Icarus olhou para Micaili com o rosto retorcido de dor:
- Não tem outra saída. Sou rei, e já dei minha palavra. Não voltarei atrás no que disse.

Nicolas, explodindo de alegria pela vitória, disse triunfante:
- Pacto! Temos um acordo. Me caso com tua filha. Ela estará honrada o quanto antes. A casa de Icarus tem sua honra outra vez. E a região Norte pertence a Mytrias! Não há paz entre nossos países. Vida ou morte! Homens! Retirada! Tobias, pegue a princesa... minha futura esposa! - ordenou Nicolas.

Micaili olhou para Icarus uma última vez. Os olhos perdidos do pai e da filha possuiam uma dor inexplicável. O exército de Mytrias bateu em retirada, enquanto era vaiado pelo povo getsênese. Palavras como "covarde", "canalha" e "maldito" ecovam sem efeito sobre Nicolas.

Nenhum comentário: